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| Um jogo de linhas e subjetividades | |||||||
| Mostra em Brasília apresenta trabalhos conceituais criados com base em sensações e sentimentos; artista propõe ligações entre tempo e espaço | |||||||
Partindo de um tema central – a linha – o público é convocado a participar da construção de dois “diálogos complementares”. O primeiro estabelece o intercâmbio entre as linhas concretizadas pelas obras modernas do acervo e as linhas virtuais dos trabalhos contemporâneos de Amaral, que redirecionam o olhar do observador para as peças da coleção, permitindo sua releitura e a apreensão de novos elementos representativos. O segundo diálogo é travado entre o espectador e as sensações despertadas na interatividade com os trabalhos do artista. Amaral propõe uma espécie de jogo de compor palavras que expressam sentimentos – solidão, ausência e plenitude. A construção, feita com traços, apresenta 30 “tipos” de medos e 15 de desejos. O autor surpreende o observador com elementos como objetos tridimensionais de papel, e projeção de imagens sobre uma obra de Renina Katz, e sugere a observação atenta de um retrato em que é possível identificar diferentes rostos. Após permanecer em Brasília, a mostra deve circular por outras cidades. | |||||||
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Afasias As regiões cerebrais implicadas nos processos de linguagem localizam-se no hemisfério esquerdo na grande maioria dos casos e compreendem a porção posterior do giro frontal inferior (área 44 de Brodmann ou área de Broca). O terço posterior do giro temporal superior (áreas 41 e 42 de Brodmann ou área de Wernicke), os giros angular (área 39) e supramarginal. e a porção temporal inferior (área 37) e suas respectivas áreas de associação cortical e subcortical. Várias afecções neurológicas como infartos, doenças degenerativas. ou lesões traumáticas podem determinar diferentes tipos de afasias, dependendo da localização das áreas comprometidas. Muitas vezes, no entanto. TC e RM podem demonstrar lesões em áreas não correspondentes aquelas esperadas para os diferentes tipos de afasia , sugerindo a presença de diferenças anatômicas individuais e a importância da correlação da imagem à investigação clínico-funcional. Afasia de Broca (afasia de expressão, motora ou não fluente) Caracteriza...
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