Pular para o conteúdo principal

Cérebro define nosso gosto musical

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neuropsicologia e Distúrbios de linguagem

Afasias As regiões cerebrais implicadas nos processos de linguagem localizam-se no hemisfério esquerdo na grande maioria dos casos e compreendem a porção posterior do giro frontal inferior (área 44 de Brodmann ou área de Broca). O terço posterior do giro temporal superior (áreas 41 e 42 de Brodmann ou área de Wernicke), os giros angular (área 39) e supramarginal. e a porção temporal inferior (área 37) e suas respectivas áreas de associação cortical e subcortical. Várias afecções neurológicas como infartos, doenças degenerativas. ou lesões traumáticas podem determinar diferentes tipos de afasias, dependendo da localização das áreas comprometidas. Muitas vezes, no entanto. TC e RM podem demonstrar lesões em áreas não correspondentes aquelas esperadas para os diferentes tipos de afasia , sugerindo a presença de diferenças anatômicas individuais e a importância da correlação da imagem à investigação clínico-funcional. Afasia de Broca (afasia de expressão, motora ou não fluente) Caracteriza...

Labirintos do orgulho

Dificuldades de Leitura e Escrita

Funções Neuropsicológicas em Crianças com Dificuldades de Leitura e Escrita1 Jerusa Fumagalli de Salles2 Maria Alice de Mattos Pimenta Parente Universidade Federal do Rio Grande do Sul RESUMO – Nos estudos sobre a relação entre dificuldades de leitura e escrita e fatores neuropsicológicos associados, controvérsias giram em torno de hipóteses de um possível desvio ou atraso de desenvolvimento. Para examinar esta polêmica, o presente estudo comparou o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita (n=14) com o de dois grupos: um contrastando competência de leitura e escrita, mas não idade (n=15) e outro contrastando idade, mas não competência de leitura e escrita (1ª série; n=9). Os resultados revelaram que o grupo de 2ª série, com dificuldade de leitura e escrita, apresentou escores estatisticamente inferiores aos do grupo de 2ª série competente em leitura e escrita em consciência fonológica, linguagem oral e memória fonológica, não...