var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www.");
document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));
try {
var pageTracker = _gat._getTracker("UA-12251054-1");
pageTracker._trackPageview();
} catch(err) {}
Eis que surge uma nova possibilidade para explicar o uso preferencial da mão direita: a existência de uma região no lado esquerdo (e somente esquerdo) do lobo parietal do cérebro humano especializada no uso de ferramentas. A descoberta, publicada no Journal of Neuroscience em setembro de 2009, é do grupo de Guy Orban, da Universidade Católica Leuven, na Bélgica.
Comparando humanos destros e macacos, o grupo mostra que enquanto todos têm um cérebro capaz de responder com a ativação de várias áreas sensoriais e motoras à visão de mãos em ação, sozinhas ou manipulando ferramentas, nos humanos a observação de vídeos de ferramentas sendo manipuladas leva adicionalmente à ativação de uma região específica do lóbulo parietal inferior esquerdo. A ativação dessa área é mais forte em resposta à visão de mãos usando ferramentas do que à visão de mãos manipulando objetos diretamente, o que a implica na representação dos usos possíveis das ferramentas.
Outros grupos já haviam mostrado que esta mesma área do lóbulo parietal inferior esquerdo participa da preparação para o uso de ferramentas, da mímica do uso de ferramentas, da manipulação de ferramentas virtuais, e até responde a sons de ferramentas em uso. O avanço trazido pelo grupo de Orban consiste na demonstração de que essa área parece ser exclusividade do cérebro humano: nem mesmo macacos que aprendem a usar ferramentas como ancinhos para alcançar alimentos têm ativação de região semelhante do cérebro. Para o grupo, essa aquisição, que teria acontecido em algum momento na evolução da linhagem dos grandes primatas ou talvez dos humanos, tem grande valor evolutivo, ao permitir o aumento do repertório motor humano e, com isso, de sua capacidade de interagir com o ambiente.
Como o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, é tentador ir mais além e especular também (o que o grupo não faz!) que a representação do conceito de ferramentas e do seu uso possível exclusivamente no lado esquerdo do cérebro leve a uma preferência pelo uso da mão direita para usar ferramentas - e, portanto, ao uso preferencial da mão direita de modo geral. Seria a primeira explicação causal para a preferência pela mão direita por parte de mais de 90% da população humana. Claro, de certa forma isso apenas empurra a questão mais para adiante: o que, então, faz com que o uso de ferramentas seja especialidade do lado esquerdo do córtex cerebral? Pois é... (SHH, 06/10/2009)
Fonte:
Peeters R, Simone L, Nelissen K, Fabbri-Destro M, Vanduffel W, Rizzolatti G, Orban GA (2009) The representation of tool use in humans and monkeys: Common and uniquely human features. Journal of Neuroscience 29, 11523-11539.
Comentários